Corre rumores pelas ruas de nossa cidade que a prática de nepotismo, ponto bastante criticado pela oposição na gestão do antigo prefeito, está queimando a língua de muitos no governo atual. Cadê os gritos que foram dados em cima dos palanques, cadê a disposição pra dizer que iria fazer diferente?
Mas afinal de contas, o que é NEPOTISMO?
- Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, e é uma palavra que derivado latim, onde nepos significa neto ou descendente.
Ou seja, não errado, tampouco crime, contratar um parente, desde que esse tenha as qualificações profissionais para o cargo. Mas o cidadão a de convir comigo que prefeitura não é casa da mãe Joana né !!! Um ou Três parentes vai lá, mas por toda família pra mamar nas tetas já demais.
Existe uma espécie de NEPOTISMO que é devastador e silencioso em todos os âmbitos públicos, se chama NEPOTISMO CRUZADO, é a nomeação de um parente de um determinado agente publico, por outro agente, a conhecida "recompensa de campanha", essa aí já transformou-se em uma praga, principalmente nas prefeituras.
Vale salientar que nepotismo não constitui crime, desde que seja identificado a sua prática intencional, a partir daí move-se uma ação civil publica alegando improbidade administrativa do agente, sendo acatado pelo MP e julgado para, então, esse nepotismo configurar-se em crime, podendo o agente ser exonerado, ter de ressarcir os cofres públicos e ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficando com seus direitos políticos cassados.
O que vocês acham? Qual a sua opinião?
Será que Lucrécio vai defender a bandeira dos palanques, ou vai retirar a máscara dos discursos?
Até a próxima!!!
